A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz apresentação para o Estado sobre os impactos do fortalecimento de ações de recuperação de imóveis pelos Agentes de Combate às Endemias. Dos 417 municípios baianos, apenas 8 experiências foram aprovadas para serem apresentadas na Mostra de Experiência Exitosas promovida pelo Comitê Intersetorial de Arboviroses Urbanas na Bahia.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) têm desempenhado importante papel na identificação e eliminação dos reservatórios de água com potencial risco de tornar-se criadouros desses vetores. Para tal, uma das ferramentas de trabalho desses profissionais consiste em visitar 100% dos imóveis do território, e esse é um dos ideais dos ACEs da Cidade e Itagibá.
No 5º ciclo de 2022 o distrito de Japomirim que apresentava maior positividade e era visto como área crítica para Regional de Saúde, foi tratado 100% dos reservatórios, com designação e permissão da Referência Técnica Estadual, tendo no 6º ciclo, pela primeira vez, não apresentado positividade em nenhum dos reservatórios.
Segundo a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Jarede Souza, “esse êxito aconteceu com a estratégia de busca qualificada de recuperação de imóveis diariamente com reforço de retorno aos sábados nos imóveis que permaneceram fechados durante a semana”. Graças ao apoio de toda a secretaria e do prefeito Marquinhos, nossas ações têm surtido excelentes efeitos em todo o município, declara.