A secretaria municipal de saúde, informa a comunidade de Itagibá sobre desabastecimento de medicamentos em todo o país. Conforme matérias veiculadas pelo Conselho Regional de Farmácia – SP, e em sites de notícias, a respeito da falta de medicamentos nos municípios baianos e a nível nacional, a secretaria de saúde deste município encaminhou ofício no mês de junho a câmara de vereadores comunicando um possível desabastecimento de medicamentos no município.
“Em razão da continuidade do problema, informamos toda a população, que muitos dos medicamentos que estão em falta na fabricação são medicamentos básicos, tais como antibióticos de uso adulto e pediátrico que são Amoxicilina, Azitromicina e Clavulanato, além de Dipirona, Dramin e o anestésico Neostgmina, dentre outros”, informa a secretaria.
Além desses medicamentos, a secretaria de saúde, destaca que em reunião com o Conselho Municipal de Secretários de Saúde da Bahia – COSEMS/BA, existe um desabastecimento em todos os estados do Brasil e foram listados mais de 40 medicamentos escassas nas farmácias e a maioria são considerados simples, mas de suma importância para o tratamento da saúde da população, dentre eles o Soro Fisiológico.
“É uma fase que nos preocupa muito e pode causar um desabastecimento de medicamentos em nosso município”, declarou Nilda Lopes, Secretária de Saúde. Apesar dos esforços da secretária em manter a rede municipal abastecida, a falta dos itens nos estoques das unidades de Saúde já é uma realidade preocupante, principalmente para o CEMED onde há atendimento em 24h de urgência e emergência.