Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

sábado, 23 de julho de 2022

Itagibá: Pesquisa apontou impacto econômico de aproximadamente 5 milhões na economia local com a realização dos festejos juninos

Estudo feito pelo Instituto Data Sol Pesquisas apontou que a realização dos festejos juninos de São João no municipio de Itagibá, movimento aproximadamente R$ 5 milhões de reais durante os quatro dias de festa. Cerca de 37,1% dos comerciantes formais revelaram terem um aumento no faturamento entre 11% e 50%.

O setor de comércio formal e informal do Município e região celebram os resultados positivos durante os festejos juninos. Em meio a um cenário de apertos financeiros devido aos cancelamentos do tradicional festejo junino, em anos anteriores, devido a pandemia da Covid-19, o ano de 2022 foi marcado pelo retorno às celebrações tradicionais, a partir deste contexto, a Prefeitura Municipal de Itagibá, apurou, por meio de pesquisa realizada pela Instituto Data Sol Pesquisas, os reflexos econômicos no município.

A pesquisa aponta que os empresários do comércio formal, apesar de estarem inseguros devido os diversos cancelamentos dos festejos juninos em outros municípios em 2022, bem como do possível avanço da Covid-19, estão com alta expectativa quanto ao aumento no faturamento médio no período festivo e, para tal, efetivaram contratações temporárias e se prepararam para receber os turistas e visitantes no período festivo. Já os trabalhadores do comércio informal, ao qual se prepararam com recursos próprios no período de uma semana a um mês do início do período festivo demonstraram expectativa alta em relação ao acréscimo em suas respectivas rendas.

A pesquisa revela que os visitantes e turistas em sua maioria são de origem regional, do Território de Identidade do Médio Rio das Contas, se deslocaram em sua maioria através de linhas de ônibus tradicionais e tiveram expectativa média de gastos em torno de R$ 564,70 e optam pelo São João de Itagibá devido ao povo acolhedor e hospitaleiro e valorização das tradições.

O estudo demonstra que mais de 80% de turistas, visitantes e comerciantes formais e Informais entrevistados afirmaram que a realização do festejo junino além de ser considerado um atrativo turístico é uma data importante ao desenvolvimento do comércio local e produções regionais. 

As conclusões do estudo apontam que o fomento dos festejos juninos pelo poder público municipal de Itagibá, no ano de 2022, foi um importante vetor de desenvolvimento socioeconômico no município e contribuiu para as vivências e experiências culturais bem como o desenvolvimento de novos negócios e manutenção dos já existentes.