Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Baleia jubarte morta encalha em praia no extremo sul baiano


Uma baleia jubarte encalhou, na tarde desta quinta-feira (14), na praia da Paixão, em Prado, no sul da Bahia. Segundo o Projeto Baleia Jubarte, que monitora os animais marinhos na região, a baleia estava sendo supervisionada pela equipe do projeto e já chegou morta na praia. Ainda não há informações sobre sexo, peso e tamanho da baleia, porque a maré estava no momento em que ela foi encontrada e as equipes do projeto não conseguiram chegar até ela.

Uma equipe será enviada na sexta-feira (15) para levantar informações sobre baleia. Ainda segundo o projeto, esse foi o quarto encalhe de baleia Jubarte este ano na Bahia. As baleias jubarte estão aparecendo com mais frequência no litoral baiano pois saíram da Antártica e viajaram cerca de dois meses até as águas quentes no litoral brasileiro para o período de reprodução, que geralmente dura entre os meses de julho e novembro.

Segundo os especialistas, a expectativa é que cerca de 20 mil baleias cheguem à costa da Bahia durante o período. No início de julho, baleias jubarte foram vistas na região de Subaúma e na última quarta-feira (13), uma baleia da mesma espécie foi vista na praia de Itapuã, em Salvador. * G1