Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quarta-feira, 15 de junho de 2022

Prefeitura de Wenceslau Guimarães acata decisão da justiça e anuncia cancelamento dos festejos juninos


A Prefeitura de Wenceslau Guimarães divulgou uma nota comunicando a população que o Ministério Público do Estado da Bahia ajuizou Ação Civil Pública pedindo o cancelamento do São João do Sessentão; medida que foi acatada pela juíza de Direito da Comarca local, Luana Martinez Geraci Paladino, determinando a suspensão dos festejos juninos do município.

Em nota, a Prefeitura de Wenceslau Guimarães, disse que o Prefeito Carlos Alberto Liotério, que se encontra em Brasília tratando de assuntos ligados a área da educação, acatará a decisão.

“Prezando pelo respeito às leis e às decisões da justiça, o Prefeito Carlos Alberto Liotério, conforme havia informado anteriormente, em entrevista à imprensa, acata a decisão da justiça e suspende da realização do São João, que seria realizado de 16 a 19 de junho na sede; dias 23 e 24 no Cocão; e nos dias 1º e 2 de julho, em Nova Esperança”, diz trecho da nota oficial.

Na ação, a promotora de Justiça Rita de Cássia Pires Bezerra Cavalcanti destaca que “não se mostra possível que o mesmo município que informou necessitar de ajuda e recursos para salvaguardar a sua população de catástrofe natural e que vivenciou um estado de calamidade televisionado para o Brasil inteiro anuncie, em poucos meses, a contratação de artistas com cachês que, somados, se apresentam incompatíveis com as dimensões, arrecadações, necessidades de primeira monta e saúde financeira”.

De acordo com Rita Cavalcanti, a quantia prevista para a festa é superior ao que o município recebeu do Governo Federal para ações emergenciais. Além disso, em apenas oito dias, Wenceslau Guimarães gastaria quantia superior a 32% do que destinou no ano inteiro de 2021 à saúde, resume a promotora de Justiça.

Rita Cavalcanti informa ainda que o valor anunciado para a realização da festa supera os gastos em saúde do primeiro quadrimestre de 2022. Para ela, há uma desproporcionalidade entre as ações prioritárias e o evento festivo, sobretudo em face do estado de emergência, “o que pode acarretar risco ao atendimento das necessidades primárias da grande parte da população”.

Além disso, apesar de o município destinar em Lei Orçamentária Anual a quantia de R$ 137.364,00 para a cultura, informou ao MP que as verbas para o ‘São João do Sessentão’ eram exclusivamente municipais sem informar a fonte de custeio.

A situação foi abordada pela promotora de Justiça em reunião com o município e em recomendação que orientou o cancelamento do São João antes do ajuizamento da ação, mas, segundo ela, a gestão municipal manifestou o seu desejo de manter a festa programada e a indisposição para acordos extrajudiciais.

O MP acionou também as empresas Top GC Produções Eirelli Ltda, Figueiredo Leite Koco ME, P3 Entretenimento Ltda, V Almeida de Oliveira Goes ME, Washington Alves de Souza ME e Alge Produção Musical Ltda. Na ação, foi solicitado ainda à Justiça que determine ao município que não autorize e nem viabilize a realização de shows artísticos durante a data reservada para o ‘São João do Sessentão’; e que não ultime os contratos em preparação, realize quaisquer repasses de valores às empresas, suspendendo-se eventuais licitações inconclusas.

Além disso, o Ministério Público pediu que a Justiça determine a imediata suspensão dos demais contratos em preparação e licitações não concluídas e cujos extratos de contratos não foram sequer localizados nos Diários do Município; a busca e apreensão dos aparelhos de sonorização; e a suspensão do fornecimento de energia elétrica para todo e qualquer local em que possam ser realizados os shows, expedindo-se ordem à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).