O abandono de animais em vias públicas, além do perigo evidente representado aos bichos, pessoas, ciclistas e motoristas, é considerado uma infração passível de multa, e também crime ambiental. Livres, eles também oferecem riscos ao comércio e domicílios.
Para evitar estas ocorrências, a Prefeitura de Itagibá, em parceria com a Polícia Rodoviária e Polícia Civil, realizou a apreensão de animais soltos em áreas e vias públicas no distrito de Japomirim e na sede.
O trabalho, que tem objetivo de, também, proteger pedestres e o próprio animal, o foco são animais considerados de grande porte, tais como equinos, bovinos e suínos, entre outros que, muitas vezes, ficam próximos de vias movimentadas ou de avenidas de grande fluxo de trânsito, que, após a apreensão, são encaminhados a um curral provisório.
Quem possui algum animal já deve saber que precisa praticar a guarda responsável, ou seja, além de cuidar, alimentar e zelar por sua saúde, o proprietário tem que mantê-lo em local seguro para evitar que ele fuja e circule em vias e espaços públicos da cidade.
O proprietário do animal apreendido será penalizado, e pagará, além da taxa de apreensão, multa pela permanência do animal no local de confinamento.