Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

segunda-feira, 14 de março de 2022

Atlantic Nickel recebe convidados de prefeituras e comunidades em palestra com Gabriela Prioli sobre empoderamento feminino

Uma realização do grupo Appian Capital Brazil, evento nesta sexta-feira (11) promoveu reflexões sobre quebra de paradigmas a respeito do papel na mulher na sociedade. 

Representantes de prefeituras, instituições, escolas e membros de comunidades dos municípios que fazem parte da área de influência da Mina Santa Rita, participaram na manhã desta sexta-feira (11) de um evento virtual sobre empoderamento feminino e equidade de gênero, a convite da Atlantic Nickel. A palestra foi conduzida por Gabriela Prioli, professora, mestre em Direito Penal e apresentadora de TV, que abriu espaço para a participação das pessoas convidadas, que interagiram ao vivo com a palestrante.

"É muito bom ter a oportunidade de falar para um público tão amplo e diverso. É só conversando entre todo mundo que vamos conseguir experimentar avanços", avaliou Gabriela Prioli. A advogada traçou um resgate histórico e explicou como uma construção social machista ditou regras sobre o comportamento feminino e o papel esperado da mulher na sociedade. A palestra promoveu uma reflexão sobre como tais posturas ainda são naturalizadas nos dias de hoje e de que forma as mulheres podem, cada vez mais, se desvencilhar das crenças limitantes que as impedem de protagonizar suas vidas e carreiras.

“Compartilhar conhecimento com uma mulher forte e bem-sucedida é de grande inspiração. Esse encontro foi uma oportunidade de transcender os clichês e refletir sobre a necessidade de evoluirmos coletivamente para fortalecer a luta pela equidade de gênero. Além disso, trabalhar o tema de empoderamento feminino ajuda as mulheres a se conhecerem e despertarem para outros sentimentos importantes de identificar, por exemplo, a síndrome da impostora”, avaliou Maria Anália Costa, coordenadora de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação da Atlantic Nickel, e uma das anfitriãs.

O evento com Gabriela Prioli é uma realização da Appian Capital Brazil, grupo que dirige as operações da Atlantic Nickel em Itagibá (BA) e da Mineração Vale Verde em Craíbas (AL), e faz parte da campanha “Todos por todas”, em apoio ao Dia Internacional da Mulher. Na plateia virtual, estiveram pessoas convidadas pelas empresas nos dois estados.

“São pautas importantes para serem discutidas e Gabriela Prioli fez com maestria. A aceitação e o incentivo da sociedade para esse empoderamento é um exercício diário" comentou Erlândia Souza Santos, secretária de Educação e Cultura de Ipiaú.

"A palestra expandiu horizontes e trouxe uma nova perspectiva. Porque sempre falamos como o machismo é destrutivo, mas esquecemos de falar do quanto nós mulheres precisamos nos cuidar. Nos cobramos o tempo inteiro, mas esquecemos que somos o centro de nós mesmas e a Gabriela veio e, de uma forma tão precisa, trouxe isso pra gente", ponderou Patrícia Furtunato, estudante de Direito, integrante do  coletivo Feminista COMUF, que também estava na plateia.

"Ela veio ampliar o nosso entendimento quanto ao nosso papel na sociedade, sobre autonomia e confiança em nós mesmas. O nosso espaço é onde quisermos estar", elogiou Mari Souza, assessora da Secretaria de Assistência Social de Itagibá.

“Quero dar os parabéns a Atlantic Nickel  por nos proporcionar este evento, tendo a possibilidade de dialogar com alguém que se tornou referência de conhecimento e empoderamento feminino", concluiu Rondinelle Ribeiro, Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Ipiaú.

Sobre a Atlantic Nickel    

Única empresa produtora de níquel sulfetado no país, a Atlantic Nickel atua desde outubro de 2019 na extração do minério fundamental para a fabricação de baterias de veículos elétricos. São mais de 2.500 empregos diretos gerados pelo negócio e R$ 151 milhões injetados em compras e contratos com fornecedores da Bahia de 2018 a 2020.  

A projeção da companhia é dobrar a capacidade produtiva, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028, o que vai elevar o tempo de vida útil da mina de oito para 34 anos (7 anos de mina a céu aberto + 27 anos de mina subterrânea). De acordo com a Avaliação Econômica Preliminar, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase.   

Para além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.