Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

sábado, 11 de dezembro de 2021

Aumento do volume de águas no Rio de Contas deixa população ribeirinha em alerta


As chuvas que atingem o sudoeste baiano têm proporcionado um aumento do nível da bacia hidrográfica do Rio das Contas, e consequentemente o volume das barragens da região, mantendo em estado de atenção a população e autoridades de várias cidades, sobretudo aquelas à jusante da Barragem da Pedra, cujo volume útil do reservatório já ultrapassou a cota de 62 %.

A possibilidade de ocorrência de enchentes não está descartada. Diante disso a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela barragem, fez um alerta sobre a importância de se evitar fortemente a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

O governador Rui Costa usou as redes sociais para pedir a moradores que se desloquem da área próxima à Barragem da Pedra. Segundo o governador, o nível de água do manancial tem subido, o que aumenta o risco de transbordamento e consequente perigo às comunidades ribeirinhas. A orientação é que as pessoas se dirijam a locais altos, fora do alcance de um possível rompimento de barragem ou área de risco.

Até a próxima segunda-feira, 13, a vazão defluente do reservatório deve chegar a 700 metros cúbicos por segundo, ou seja, 700 mil litros de água serão liberados a cada segundo. O aumento da vazão para controlar o nível da água no reservatório se dará com a abertura de quatro comportas da barragem. A defluência nesta sexta-feira, 10, chegou a sexta-feira 380 metros cúbicos por segundo. Sábado, 11, e domingo, 12, atingirá, respectivamente, a 550 e  650m³/s.

A Bacia do Rio de Contas possui tempo de resposta muito rápido às ocorrências de chuvas, com consequente elevação de vazões que podem vir a ocasionar a formação de cheias repentinas e de pico elevado. Acima da barragem, o Rio das Contas  tem como  principais afluentes o Rio Brumado, o Rio do Antônio e o Rio Gavião.