Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Secretaria de saúde inicia 2ª fase de vacinação da Covid-19 em idosos acima de 90 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta terça-feira (02), a vacinação de idosos contra a Covid-19 em Itagibá, começando pelo grupo com 90 ou mais anos de idade. Para a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde definiu que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação na sede do município e nas unidades de saúde dos distritos, no horário de 8h às 16h, visando evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos. No caso dos idosos acamados, que são público alvo (acima de 90 anos), eles receberão a imunização em casa.

“É muito importante que as pessoas desse público-alvo observem com atenção as orientações, para evitar que se dirijam aos locais de vacinação sem estar elencadas nos grupos de cada etapa. Acredito que temos vacina para a totalidade dos idosos acima de 90 anos e a imunização vai ocorrer de modo ágil e seguro”, declarou o prefeito Marcos Barreto.

Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 90 doses da vacina Coronavac, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. Como vem sendo limitado o número de doses, o critério para vacinação será sempre o orientado pelo Ministério da Saúde. Que nesta segunda remessa, priorizou os idosos acima de 90 anos. 

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença. 

Salientamos que à medida que o Ministério da Saúde for disponibilizando novas doses do imunizante, estaremos informando a população itagibense e vacinando nossos munícipes, conforme público alvo de cada etapa.  Informa Josenilda Lopes, secretária de saúde.