Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225

terça-feira, 14 de abril de 2020

Parcerias e inovação social marcam ações da Atlantic Nickel para enfrentamento da Covid19 nas comunidades


Quando a notícia que os primeiros casos de coronavírus haviam sido confirmados em Ipiaú e Barra do Rocha, logo passou pela cabeça da comunidade de Tapirama fechar imediatamente as fronteiras com estas duas cidades. “Ninguém passa. Não podemos correr o risco”, sinalizava um morador em um grupo de WhatsApp. A entrada só era permitida após autorização da própria população. A vigilância estava nos olhos e mãos dos moradores. O pequeno distrito do município de Gongogi estava apreensivo. Os casos de infecção na região estavam crescendo e a comunidade temia, especialmente, pela saúde dos idosos da região. Distantes cerca de sete quilômetros da entrada da Mina Santa Rita, a comunidade tem tido um bom diálogo com a Atlantic Nickel, especialmente em tempos de Covid-19. Na última semana, uma boa notícia. A empresa realizou a doação de 200 unidades dos seus antigos uniformes para costureiras do distrito. Os materiais se transformarão em máscaras para o combate da população ao vírus. “Com certeza, nos trará maior segurança. Foi um momento de esperança. Queremos distribuir para toda a comunidade, incluindo a zona rural”, revelou a líder comunitária Elisabeth Batista. Os uniformes, totalmente higienizados, estavam armazenados na empresa à espera de uma destinação social. “Vimos a oportunidade ideal, nesse momento, para ajudar as pessoas e encontramos parceiras que aderiram à causa sem pestanejar”, explica Felipe Blanco, coordenador de comunicação e sustentabilidade. Outras duzentas unidades dos uniformes também foram entregues no município de Ibirataia, a aproximadamente 25 quilômetros da empresa. “Seguimos buscando novas parcerias aqui na região para destinar outras peças de uniformes para a confecção de máscaras caseiras para doação. Os interessados podem entrar em contato conosco pelas nossas redes sociais”, orienta.


Novas doações – Os esforços pelo bem estar das comunidades onde a empresa atua também se traduzem no fornecimento de carro pipa para cidades que já confirmaram casos de coronavírus. Veículos do Consórcio Santa Rita (CSR), empresa contratada da Atlantic Nickel, realizaram a higienização das ruas de Itagibá, Ipiaú, Barra do Rocha, Gongoi e Ubatã. “Nós cedemos o caminhão e as prefeituras abastecem com água e produtos para higienização das vias”, conta o coordenador. O apoio da empresa está sendo concentrado nas ações realizadas pelas prefeituras. “Elas conseguem ter uma visão geral de todas as necessidades. Estamos em contato permanente para garantir apoio e orientação”, afirma Blanco. Por isso, a partir de contatos com as secretarias municipais de saúde de Ipiaú e Itagibá, a empresa iniciou a compra e espera doar até o início de maio mais de 3 mil itens como máscaras cirúrgicas descartáveis, máscaras N95, testes rápidos de Covid-19, álcool em gel e termômetros de infravermelho. Contratada inicialmente para atendimento aos empregados e familiares da Atlantic Nickel, a plataforma de telemedicina “Eu Saúde 24 horas” também foi colocada à disposição das prefeituras de Itagibá e Ipiaú para utilização comunitária, reforçando os serviços municipais de atendimento remoto e desafogando os hospitais da região. O serviço funciona de maneira acessível, por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp (31-99674-7263), durante 24 horas por dia. Após uma triagem eletrônica, a pessoa é atendida por um agente de saúde capacitado, médicos e enfermeiros, que tiram dúvidas e prestam orientações. Os agentes também poderão orientar o cidadão para ir até uma unidade de saúde, conforme os sintomas relatados.


“Além disso, criamos em nosso site uma seção especial com informações de fontes oficiais sobre prevenção e orientações às famílias sobre o coronavírus, bem como divulgamos ações das prefeituras da região para garantir a saúde de todos. Afinal, informação de qualidade também é uma maneira rápida e poderosa de salvar vidas”, conclui Blanco. Empregados  A Atlantic Nickel implantou, desde março, uma série de medidas para preservar a saúde e segurança de empregados e contratados no contexto da pandemia de coronavírus, como adoção de trabalho remoto (home office), ônibus com menos passageiros e janelas abertas no transporte de empregados, refeitório com menos usuários por turno, intensificação da higienização dos ambientes, vacinação contra a gripe de empregados e terceiros, medição de temperaturas de todos na chegada à empresa, dentre outras medidas. Todas as ações da Atlantic Nickel para enfrentamento da pandemia de coronavírus, interna e externamente, estão disponíveis no site www.atlanticnickelcovid19.com .