Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Fake news de rompimento de barragem em Itapé causa pânico em moradores de Itabuna


Um caso de fake News [notícias falsas] que assustou moradores da região de Itabuna, foi desmentido nesta terça-feira (28). É que circulou pelas redes sociais um boato de que a Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé, teria se rompido. Em vídeo, o vice-prefeito de Itapé, André Jatobá, foi até o leito do curso de água e mandou um recado para tranquilizar a população local.

“Venho aqui desmentir uma fake news que estão espalhando e aterrorizando a população de Itabuna e ribeirinha”, diz Jatobá. Ele acrescentou que o nível do rio está elevado, a barragem ainda sangra água, mas que a situação segue em controle.

Itabuna – Outra desinformação também foi combatida, desta vez a respeito em relação a cards que prometiam ressarcimento a estabelecimentos e pessoas que perderam itens durante as enchentes. Segundo a prefeitura de Itabuna, a prioridade no momento “é o socorro, acolhimento e prestação de serviços médico-assistenciais às pessoas”.

Em informe, o secretário de Relações Institucionais e Comunicação de Itabuna, José Alcântara Pellegrini, pediu que os moradores buscassem informações através de veículos de imprensa tradicionais, sites oficiais da prefeitura de Itabuna, governo do Estado e Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia [Sudec].