Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Rede de postos de combustíveis na Bahia é interditada em ação contra tráfico internacional


 Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quinta-feira (18) na Bahia durante a Operação Calvary, feita em conjunto pela Polícia Federal (PF) e Receita Federal, com apoio da Europol. O objetivo da ação é desarticular uma quadrilha internacional de tráfico de cocaína, com atuação em diversos atos de lavagem de dinheiro.

Entre as medidas cautelares consta a interdição de uma rede de combustíveis na Bahia e o sequestro de um navio de longo curso, usado pelo grupo investigado no transporte transoceânico de cocaína. Segundo a ação, estima-se que os bens apreendidos/sequestrados durante a investigação superem R$ 50 milhões. Cerca de 150 policiais federais e oito servidores da Receita Federal participam da ação.

Ao todo, são cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 4 mandados de prisão temporária e 7 mandados de interdição de atividade econômica nos Estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo/SP. Eles englobam ainda o sequestro de 28 bens imóveis (localizados em quatro Estados), diversos veículos (incluindo carros avaliados em mais de R$ 600 mil), e valores custodiados em contas bancárias de 53 pessoas físicas e jurídicas (incluindo contas abertas em Portugal e na Bélgica).

No bojo das investigações ainda foram determinados afastamentos do sigilo bancário e fiscal de 66 pessoas, incluindo 39 pessoas jurídicas suspeitas de serem utilizadas pelos investigados para prática de lavagem de dinheiro.

A operação foi batizada de “Calvary” em alusão ao cemitério no qual Don Corleone, do filme “O Poderoso Chefão I”, foi sepultado. Há referência também ao líder da organização criminosa investigada, conhecido com“Don”.