Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Em negociação de US$ 1 bi, Atlantic Nickel é vendida para mineradora sul-africana


A Appian vendeu as mineradoras brasileiras, Atlantic Nickel (Itagibá-BA) e Mineração Vale Verde (Serrote-Al), para a mineradora sul-africana Sibanye-Stillwater por um bilhão de dólares e royalties adicionais. A informação foi confirmada na manhã dessa terça-feira (26), pelo grupo Appian em sua página oficial nas redes sociais.

Appian tem o prazer de anunciar a venda de nossa divisão brasileira para a Sibanye-Stillwater por US $ 1 bilhão e aumentar nosso royalty para 7,75%. Três anos depois de adquirir o ativo principal após a falência e aumentar o número de funcionários de 20 para 4.000, entregamos as chaves a um dos maiores produtores de metais preciosos do mundo, que está evoluindo para uma entidade focada na transição energética. Parabéns a todos os envolvidos em Londres e no Brasil!“, finaliza a mensagem.

A Appian adquiriu a Atlantic Nickel (anteriormente Mirabela), proprietária da Santa Rita, uma das maiores minas de sulfeto de níquel de cava aberta do mundo, localizada no município de Itagibá, em falência, em 2018. No mesmo ano, também adquiriu a MVV, proprietária do ativo projeto novo de cobre e ouro de cava aberta Serrote, localizado em Alagoas, no Brasil (“Serrote”).

Níquel em alta

As mineradoras estão correndo para garantir o fornecimento de metais que serão necessários para acompanhar o ritmo da crescente demanda por veículos elétricos. O níquel é um componente dos cátodos que compõem as baterias de íon-lítio usadas pela maioria dos fabricantes de automóveis. A mina Santa Rita, em Itagibá, é uma das maiores de sulfeto de níquel a céu aberto do mundo.

A mina tem uma capacidade de processamento anual estimada de 6,5 milhões de toneladas métricas de minério, de acordo com o site da Appian. Os preços do níquel até agora neste ano subiram 19%, para US $ 19.739 a tonelada métrica na London Metal Exchange. Analistas do Goldman Sachs Group Inc.dizem que podem atingir US $ 22.000 no próximo ano.

Sobre a Sibanye-Stillwater

A Sibanye-Stillwater, sediada na África do Sul, cujas ações estão listadas em Joanesburgo e Nova York, é conhecida principalmente como produtora de ouro. Ela também extrai metais preciosos, como platina, paládio e ródio, que são usados ​​para remover poluentes tóxicos de gases de escapamento para atender aos rígidos padrões de emissões.

Em julho, ela concordou em adquirir a instalação de processamento hidrometalúrgico de níquel de Sandouville em Le Havre, o segundo maior porto industrial da França. A Sibanye-Stillwater poderia usar essa operação para processar níquel da mina Atlantic Nickel. Em fevereiro, adquiriu uma participação minoritária em uma empresa de lítio na Finlândia que produz outro composto usado em baterias de carros elétricos.

Além de obter exposição à crescente demanda dos fabricantes de baterias, a Sibanye-Stillwater também está equilibrando seu portfólio para uma combinação de condições econômicas. Os preços do ouro normalmente aumentam em tempos de incerteza econômica, enquanto o cobre e outros metais usados ​​na produção industrial são mais valiosos quando os negócios estão em alta.