Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Indígenas da Bahia protestam contra votação do ‘marco temporal’


Indígenas da aldeia Trevo do Parque fecharam a BR-101, no trecho de Itamaraju, no sul da Bahia, na tarde desta quarta-feira (15). O ato aconteceu em protesto contra a votação do “marco temporal”, que define novas regras para demarcação de terras no Brasil.

A via foi fechada nos dois sentidos por volta das 13h e apenas veículos da segurança pública e da saúde estavam autorizados a passar. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi ao local para controlar o tráfego e negociar a liberação.

Em Olivença, no sul da Bahia, indígenas da etnia Tupinambá fecharam a BA-001, por volta da 12h desta quarta-feira. Durante a manifestação, só estavam autorizadas a trafegar na pista ambulâncias ou carros que levavam pessoas com necessidades especiais ou problemas de saúde.

Em Camacan, também no sul, indígenas da etnia Pataxó Hã Hã Hãe interditaram parcialmente o KM-584, da BR-101, segundo informações da PRF. Em todos os casos, no final da tarde os pontos atingidos pelos piquetes já tinham sido liberados pelos manifestantes. Outros atos contrários ao “marco temporal” já tinham sido registrados anteriormente no estado. *Com informações do G1