Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Itagibá: Secretaria de Saúde apresenta plano de vacinação contra covid-19

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Itagibá desenvolveu o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. A estratégia foi apresentada ao prefeito Marcos Barreto, acompanhado do seu secretario de governo Júnior Dantas. “O enfrentamento da pandemia é prioridade”, reforça o Prefeito.

O Plano Municipal foi elaborado com base nas diretrizes do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que seguem as orientações globais da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS).

A estratégia de vacinação vai variar conforme a população-alvo, obedecendo as fases preliminares divulgadas pelo ministério da saúde, sendo:

1ª FASE: Trabalhadores da saúde, população idosa acima de 75 anos, Pessoas de 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (Asilos e Instituições Psiquiátricas) e comunidades ribeirinhas.

2ª FASE: Pessoas de 60 a 74 anos.

3ª FASE: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesidade.

4ª FASE: Trabalhadores de Educação, Pessoas com deficiência severa, Membros das forças e salvamento, Funcionários do sistema de privação de liberdade, Trabalhadores do Transporte coletivo, Transportadores rodoviários de carga e População privada de liberdade.

A estratégia para vacinação inclui: manutenção das salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde, vacinação nos locais de trabalho dos profissionais de saúde, drive-thru em 02 locais estratégicos (Centro e Japomirim), e vacinação em domicílio para idosos acamados. Estamos com a estratégia de imunização preparada para iniciar assim que a vacina chegar em Itagibá, informa a Secretaria de Saúde Josenilda Lopes Miranda.