Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Itagibá: Cemed funciona em plantão de 12 horas


A prefeitura de Itagibá, através da Secretaria Municipal de Saúde, estruturou o CEMED – Centro de Especialidades Médicas para realizar atendimentos de urgência e também os primeiros procedimentos de pessoas com sintomas do Coronavírus. Estas mudanças começaram a ser aplicadas no início de abril e fazem parte do Plano de Contingência de prevenção do coronavírus, que foi elaborado em março.

A unidade de Saúde está funcionando em regime de 12 horas, de domingo a domingo, de sete da manhã às sete da noite. Um médico e 10 profissionais de saúde ficam de plantão. 

Para facilitar o atendimento, foram delimitadas áreas para evitar a proximidade dos pacientes. Logo na recepção foi montada a triagem. Na parte interna, além do consultório médico foram criados um setor de nebulização, de estabilização e uma sala observação com quatro macas. 

Foi montada uma sala específica para isolamento, para pessoas que apresentarem sintomas respiratórios. Também foram adquiridos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, e caso haja necessidade de transferência do paciente, os profissionais têm à disposição macacões impermeáveis, aventais, óculos de proteção, protetores faciais, luvas, pro pés e máscaras.

O Centro Médico conta ainda com a sala de esterilização, vacinação e uma farmácia abastecida.