Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Atlantic Nickel e comunidades locais montam comissão para discutir investimentos socioambientais na região


Iniciativa visa criar um espaço para que a sociedade participe das decisões que contribuam para o desenvolvimento da região

Estabelecer um canal direto de comunicação com a empresa  e promover a participação ativa das comunidades nas discussões relativas a questões sociais e ambientais da região da Mina Santa Rita. Este é o objetivo da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), criada  nessa terça-feira (18), em reunião com representantes das sociedades locais, na sede da Atlantic Nickel, em Itagibá (BA).

Estiveram presentes representantes dos poderes executivo e legislativo dos municípios de Itagibá, Ipiaú, Tapirama, Gongogi, além de outros membros dessas comunidades, de universidades e produtores rurais. “Nós acreditamos num modelo em que a própria comunidade discute com a empresa o que ela considera relevante para o seu desenvolvimento, criando assim um espaço de participação, diálogo, aprendizagem e colaboração”, afirma Felipe Blanco, coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da Atlantic Nickel.


A Comissão, que irá se reunir a cada dois meses, vai contar, inicialmente, com 15 membros das comunidades locais e três empregados da Atlantic Nickel. Nos encontros, além de participar das discussões sobre os investimentos para 2020, será possível acompanhar o andamento das ações e projetos socioambientais. Os participantes elogiaram a iniciativa. “O contato com as cidades vizinhas e a oportunidade de expor ideias, fazer reclamações e propor ações é de fundamental importância para o desenvolvimento não apenas de Itagibá, mas de toda a região. Entender as propostas da Atlantic Nickel ajuda muito”, destacou Junior Fonseca, vereador de Itagibá.

A moradora Elizabeth Araújo, do distrito de Tapirama, comunidade vizinha à Atlantic Nickel, elogiou a reunião “uma vez que tranquiliza os moradores e abre espaço para futuras reivindicações em benefício da população local”, acrescentou. A Comissão seguirá um regimento próprio, a ser validado pelos membros na próxima reunião.