Facebook Youtube WhattApp73 99195-4225
nome

sábado, 26 de janeiro de 2019

Prefeitura de Itagibá se pronuncia quanto ao monitoramento da Segurança da Barragem de Rejeitos da Mirabela


Devido ao ocorrido em Minas Gerais, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Itagibá, já está recebendo cobranças quanto a fiscalização da Barragem de rejeitos da Mirabela(Maior Mina de Níquel da América Latina).


Informamos que foram realizadas inspeções in loco na barragem da Mirabela, no ano passado, e o prefeito, Dr. Gilson Fonseca, já está mobilizando a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Itagibá, para fins de realizamos uma nova inspeção e garantir a segurança desta atividade mineradora, e de todo o meio ambiente ao seu entorno.


Abaixo, segue resumo do parecer técnico da última inspeção, elaborado pelo Engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente de Itagibá, Tiago Lima.

“A Barragem de rejeito da Mirabela, possui o mesmo dano potencial associado, da Barragem de Fundão, em Mariana-MG, que rompeu-se em Dezembro de 2015, ocasionando o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil. Contudo, apesar do potencial, diferente da Barragem de fundão, a barragem da Mirabela é construída em terreno firme, sem base de rejeitos, o que garante maior resistência à sua estrutura. A empresa Mirabela apresentou tecnologias(piezômetros, sismógrafos) projetos e técnicas que garantem, com rigor, a segurança da barragem, que hoje encontra-se com, apenas, aproximadamente 25% da sua capacidade instalada”.