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domingo, 4 de dezembro de 2016

Fim do e-Sedex pode fazer frete de e-commerce subir 30%


O serviço e-Sedex dos Correios, deverá ser extinto a  partir de 1º de janeiro. O e-Sedex é considerado a principal alternativa para entrega rápida de encomendas no varejo online.  Usado por pequenos e médios e-commerces desde que foi criado, há 16 anos, o serviço utiliza a mesma estrutura de entregas expressas comuns, mas custa entre 20% e 30% menos do que o Sedex tradicional. Os grandes varejistas, por fazerem um grande volume de entregas diárias, costumam contratar empresas privadas de entregas. A direção dos Correios na Bahia ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fim do serviço.  Fontes de mercado, no entanto, afirmam que a estratégia é parte do plano para reverter os prejuízos da estatal, que devem ser de R$ 2 bilhões neste ano; em 2015, as perdas foram de R$ 2,1 bilhões. Para os comerciantes que atuam na venda online, o preço do frete representa de 6% a 12% do valor pago de um produto adquirido pela web. Quanto menor é a loja virtual, maior o peso do custo da entrega. Sem volume para negociar o frete com transportadoras, o preço pago pelos pequenos empresários é parecido com o cobrado das pessoas físicas.